quinta-feira, 25 de novembro de 2010

jagdtiger late production 1/35


Salve galera! meu trabalho de plastimodelismo mais recente é esse jagdtiger dragon 1/35.
Abaixo breve descrição do modelo retirada da internet.

O «Jagdtiger», corresponde à versão «caça tanques» sem torre rotativa e com o canhão instalado no casco, que se tornou comum no exército alemão na fase final da II guerra mundial.
Com a torre removida, o casco do Tiger-II podia acomodar com mais facilidade um canhão de maior calibre. Esta possibilidade foi extensivamente utilizada pelos alemães que normalmente equipavam os seus caça tanques com canhões que não poderiam ser instaladas num tanque convencional baseado no mesmo chassis.
Este também é o caso do Jagdtiger, que é um derivado do tanque Tiger-B, também conhecido como Tiger-II ou ainda King Tiger.

O Jagdtiger, foi inicialmente apresentado a Hitler como «canhão de assalto» em Outubro de 1943. A sua função deveria ser a de arma de veículo de apoio à infantaria.

Mas os alemães já consideravam no final de 1943, que era apenas uma questão de tempo até que os soviéticos desenvolvessem viaturas capazes de resistitr mesmo à arma de 88mm e por isso de imediato consideraram a possibilidade de o carro de combate também ser utilizado para apoio de unidades blindadas em missões defensivas contra carros de combte inimigos.
A peça de 128mm, era claramente superior a tudo o que até ao momento tinha aparecido no campo de batalha e até ao final da guerra nenhuma arma ultrapassou o Panzerjagger VI em termos de poder de fogo.
O Panzerjagger VI era construido sobre o chassis alongado do Tiger-II (alongado em 26cm).

Além da impressionante blindagem, a outra característica distintiva do Jagdtiger, é o seu canhão de 128mm, derivado do canhão anti aéreo do mesmo calibre e adaptado para arma anti-tanque, com o objectivo de dominar completamente o campo de batalha como poderosa arma defensiva.

Como arma purmente defensiva ele era de facto temível. Podia esperar o avanço das viaturas inimigas e escolher a uma grande distância quais os alvos que poderia atacar.
Esta viatura era quase considerada uma espécie de «bunker» movel e os aliados podem agradecer aos macissos bombardeamentos norte-americanos e britânicos sobre a Alemanha que reduziram drasticamente a capacidade alemã de produzir armamento. Não chegaram a ser produzidos 100 exemplares deste veículo.
Espero que gostem






















3 comentários:

  1. Gostei muito do seu trabalho. Parabéns pelo Blog, muito bem realizado. Gostei da reportagem do piloto Alemão, Martin Drewes. Incrível.

    Benva do forum webkits.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Benva. grato pela visita.
    abraço.

    ResponderExcluir