segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sd.Kfz.251/6 Ausf.C Command Vehicle

Tambem montado já a algum tempo, com pequenos deslises de montagem como o eixo dianteiro não alinhado mais vale conferir.
Segue breve histórico retirado da net.

O SdKfz 251 é a primeira versão do veículo meia-lagarta para transporte de infantaria.Ele foi desenhado em meados dos anos 30 e produzido pel Hanomag, embora outras empresas também tenham participado na produção. A versão A esteve em produção entre 1937 e 1939.
O SdKfz 251 foi pensado para transportar uma secção de infantaria de 10 homens que transportavam uma metralhadora 7,92. Além dessa arma, a secção de infantaria dispunha ainda de uma metralhadora 7,92 instalada na parte frontal do veículo e provida de uma chapa de proteção para o atirador. Esta segunda arma podia ser desmontada e montada na parte traseira do veículo, embora na prática os soldados alemães preferissem tê-la desmontada para a utilizarem fora do veículo como segunda arma da secção de infantaria.
De entre as versões menos modificadas está a versão SdKfz 251/8 (ambulância) e a SdKfz 251/3, carro de comando, provido de antenas.
Informação genérica:
Os veículos de «meia lagarta» conhecidos como SdKfz 251 são um dos tipos de veículo mais conhecidos do período da II Guerra.
Juntamente com os menores  SdKfz-250, eles são uma demonstração da liderança alemã na guerra motorizada e tiveram a sua origem numa especificação dos anos 30.
Ao contrário dos veículos meia-lagarta franceses e norte-americanos, que eram pouco mais que caminhões adaptados, os veículos alemães foram desenhados especificamente para a função de transporte de tropas de forma a que unidades de infantaria pudessem acompanhar unidades blindadas.
Os SdKfz-251 são por definição os veículos de transporte das unidades de «Panzergrenadier» uma espécie de infantaria blindada que podia progredir no campo de batalha com a proteção dada pela blindagem dos veículos meia-lagarta, a qual não podendo suportar o impacto direto de uma arma anti-tanque tinha no entanto capacidade para proteger a infantaria de estilhaços de artilharia e de armamento ligeiro.
O SdKfz 251 foi sendo modificado ao longo da guerra e a última versão «Ausf. D» produzida a partir de 1942 é diferentes das outras, especialmente na parte traseira.
Mas além das versões básicas que foram produzidas na versão A, B., C e D, houve ainda as várias séries para aplicações específicas que não de transporte de infantaria e que podiam ser montadas em cima de qualquer chassis do tipo 251.
SdKfz 251/1        : Transporte de pessoal «Standard» do exército alemão. Inclui capacidade para transportar uma equipa de armada com uma metralhadora pesada.
SdKfz 251/2        : Modificado para transportar um morteiro de 80mm (Granatwerfer) e a sua tripulação.
SdKfz 251/3: Funkpanzerwagen. Modificação destinada a transportar equipamento de radio comunicações.
SdKfz 251/4: Versão destinada ao transporte de munições e ao reboque de peças de artilharia.
SdKfz 251/5: Versão de engenharia.
SdKfz 251/6: Versão de comando equipado com radio e antenas adicionais.
SdKfz 251/7: Pionierpanzerwagen. Versão destinada a tropas especiais de engenharia.
SdKfz 251/8: Krankenpanzerwagen. Versão «Ambulância».
SdKfz 251/9        : Versão modificada para transportar a peça de 75mm (7.5cm KwK L/24). Esta versão é muitas vezes referida como «Stummel».
SdKfz 251/10: Esta modificação recebeu o canhão anti-tanque de 37mm (3.7cm PaK 35/36) e destinava-se ao comandante de pelotão.
SdKfz 251/11     : Versão destinada a apoio às comunicações, para lançamento de cabos de tele comunicações.
SdKfz 251/12     : Versão destinada à observação de tiro de artilharia.
SdKfz 251/13     : Versão muito específica equipada com equipamento de gravação de som.
SdKfz 251/14     : Versão relacionada com a anterior, com equipamento destinado a identificar a distância a que se encontrava a artilharia inimiga através da análise do ruido.
SdKfz 251/15     : Versão de vigilância de artilharia, destinada a detector a posição da artilharia inimiga detectando o clarão dos disparos.
SdKfz 251/16     : Flammpanzerwagen. Versão modificada para atuar como viatura lança-chamas.
SdKfz 251/17     : Versão anti-aérea equipada com canhão de 20mm. Há várias derivações desta versão, que foram sendo simplificadas à medida que aumentavam as restrições da guerra.
SdKfz 251/18     : Beobachtungspanzerwagen. Veículo de observação.
SdKfz 251/19     : Fernsprechbetriebspanzerwagen. Ventral telefônica móvel, normalmente a serviço dos comandos de divisão ou de corpo de exército.
SdKfz 251/20     : Versão equipada com iluminação infra-vermelha, também alcunhada de «Uhu».
SdKfz 251/21     : Versão anti-aérea que recebeu 3 canhões anti-aéreos de MG151/15.
SdKfz 251/22     : Versão anti-tanque que foi armada com uma peça de 75mm (7.5cm PaK40 L/46).
SdKfz 251/23     : Versão anti-aérea que deveria receber dois canhões de 20mm KwK38. Aparantemente não chegou a entrar em produção.
As várias séries eram derivações do veículo base, o qual podia ser utilizado numa miríade de aplicações, tendo sido produzidas desde versões para lançamento de foguetes de artilharia e tiro anti-aéreo até versões adaptadas como caça tanques que foram produzidas já no final da guerra, quando a Alemanha tentava desesperadamente produzir tantos veículos com capacidade anti-tanque quantas fosse possível produzir.
Embora outros países tenham igualmente produzido veículos de meia-lagarta, nenhum deles atingiu a mobilidade e as capacidades reconhecidas ao SdKfz 251 o qual quando capturado era normalmente colocado ao serviço de soviéticos ou de norte-americanos.
No total, nas suas várias versões, foram produzidos 15252 unidades deste tipo de veículo. O custo unitário da versão base, era de aproximadamente 22500 Reichmark















Um comentário: