quinta-feira, 2 de abril de 2015

FAMO SD.KFZ. 9 e MORSER 18 21 CM

Aqui juntamos 02 kits 1/72 um trumpeter, o famo sd.kfz.9 18 ton. halftrack e o revell 21 cm morser 18.
breve descrição do veiculo:

O Schwerer Zugkraftwagen Sd.Kfz. 9 FAMO foi um veículo semi-lagarta desenvolvido na Alemanha e utilizado durante a Segunda Guerra Mundial de forma generalizada. Trata-se do veículo semi-lagarta mais pesado utilizado pelas forças alemãs e executava os papéis de força motriz para armas rebocadas muito pesadas como o canhão de 24 centímetros kanone 3 e como veiculo recuperador de carros de combate.
Desenvolvimento
Os semi-lagartas alemães lançados antes do início da Segunda Guerra Mundial foram projetados pela Dipl. Ing. Ernst Kniepkamp do Departamento Militar Automotive (Wa Prüf 6). Após 1933 os projetos foram repassados a empresas comerciais para que pudessem realizar o desenvolvimento e testes. A empresa Fahrzeug- und Motorenbau GmbH, FAMO, de Breslau recebeu o contrato para a produção de um veículo de reboque pesado de 18 toneladas (18 toneladas longas; 20 toneladas curtas). Sua força de tração real, no entanto, foi significamente maior e estava na ordem entre 22 e 28 toneladas.

O nascimento do Sd.Kfz. 9 FAMO esta ligado ao desenvolvimento daquele que seria o primeiro protótipo denominado FM 1 foi concluído em 1936 com 7,7 metros de comprimento, era equipado com um motor Maybach HL 98 TUK 200 cv de potencia com a caixa de transmissão mecânica com quatro à frente e uma à ré, além de freios a disco. A parte dianteira estava equipada com suspensão e amortecedor de choque tipo traseira, enquanto a parte da semi-lagarta estava equipada com seis rodas de cada lado e suspensão de barras de torção.
As rodas foram suspensas usando barras de torção e equipadas com pneus de borracha para facilitar o manuseio. Estas rodas eram duplas, sendo que cada uma era composta por dois discos de chapa metálica. Na verdade, esta semi-lagata tinha doze rodas em seis eixos. As rodas foram dispostas em várias linhas e sobrepostas mutuamente, essa solução foi tipicamente utilizada pelos semi-lagartas alemães e também nos carros de combate blindado.
A parte superior tinha o compartimento da tripulação comum a todas as versões. Os bancos do motorista e assistente eram corridos. A parte traseira da parte superior era adaptável à função pretendida ao veículo. O modelo para uso da artilharia tinha dois bancos corridos extras para a tripulação e espaço para as armas e munição.
O segundo protótipo surgiu em 1938 com poucas diferenças em relação ao primeiro protótipo.
A versão definitiva de produção foi baseada no protótipo F3 lançado em 1939, sendo que a concepção do veículo foi simplificada durante a guerra para reduzir a utilização de materiais estratégicos. Esse veículo foi chamado de Schwerer Zugkraftwagen 18 t Sd.Kfz. 9 FAMO era propulsado por um motor Maybach HL108 TUKRM V-12 com 25p cv de potencia e um novo sistema de embreagem, ficou em produção até 1943.

Sd.Kfz 9 “FAMO” em resgate na Segunda Guerra 

Mundial
Com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial os blindados que surgiam nos campos de batalha eram cada vez mais pesados, principalmente no exército alemão. Quando os blindados PzKpfw IV sofriam danos em combate a tarefa de recupera-los era muito difícil, essa tarefa passou a ser executada peloSd.Kfz 9. FAMO. A real força de reboque do Sd.Kfz. 9 FAMO era de 28 toneladas (28 toneladas longas; 31 toneladas curtas), que ia bem além das 18 toneladas. Para blindados médios como o Panzer IV essa força era adequada, mas eram necessários dois, três muitas vezes quatro para blindados mais pesados como o Tiger I ou o Panther.
Versões
O Sd.Kfz. 9/1 foi uma versão de recuperação equipada com um guindaste de 6 toneladas (5,9 toneladas longas e 6,6 toneladas curtas) podendo girar em 180º. O guindaste foi construído por Bilstein Altenvorde e ficava alojado na parte traseira ao invés do banco da equipe e do compartimento de carga.
O Sd.Kfz. 9/2 era equipado com um guindaste elétrico de 10 toneladas, o veículo pesava 27 toneladas sendo projetado para puxar blindados pesados. O operador estava acomodado na base do guindaste e os controles eram realizados através de um conjunto de alavancas. Essa versão foi utilizada principalmente na frente Oriental, sendo que foram construídos cerca de 40 unidades.
Pelo menos 15 Sd.Kfz. 9 FAMO receberam o famoso canhão Flak 18, um canhão antiaéreo de 88 mm para missões essencialmente anti-tanque.
O compartimento dos tripulantes recebeu blindagem, uma plataforma com lados drop-down foi montado para a arma. Houve a adição de estabilizadores que possibilitaram nas laterais. O veículo pesava 25 toneladas (25 toneladas longas; 28 toneladas curtas). As dimensões também sofreram alteração em relação as versões padrões, sendo que tinha 9,32 metros de comprimento, 3,67 metros de altura e 2,65 metros de largura.
A produção total do Sd.Kfz 9 FAMO atingiu 2500 unidades construídos entre 1939 e 1945.
Características Técnicas do Sd.Kfz. 9 FAMO
Função: rebocador de canhões pesados e recuperador de blindados
Peso: 18.000 kg
Comprimento: 8,32 metros
Largura: 2,60 metros
Altura: 2,85 metros
Capacidade de Combustível: 290 litros
Velocidade: 50 km/h
Alcance: 260 km
http://www.maquinasdecombate.com.br/sd-kfz-9-famo/
Seguem as fotos:



















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