sexta-feira, 8 de junho de 2012

Polikarpov I-15 ICM 1/72

Breve histórico retirado da net.
O i-15, é um avião derivado do projecto I-5, cujo sucesso permitiu reabilitar Nikolai Polikarpov, que estava numa instalação prisional, por causa de um acidente ocorrido com os primeiros protótipos do I-6 e do I-5.
O I-15 foi na prática desenhado por técnicos condenados por actividades anti-soviéticas. O caça I-15 voou pela primeira vez em Outubro de 1933 e foi o biplano de maior sucesso da produção aeronautca da URSS.

O protótipo era movido por um motor radial Wright SGR-1820-F-3 Cyclone de 715 cavalos de potência importado dos Estados Unidos.

Trata-se de um avião de trem de aterragem fixo, biplano com a asa alta. O «Tchaila» i-15 distingue-se das versões posteriores (i-153) por ter a asa superior inteira, enquanto que os modelos posteriores contavam com uma asa em v central, permitindo a visão por parte do piloto.

Os testes decorreram com grande sucesso desde o final de 1933 e durante 1934. Em Outubro de 1934 começou a produção da aeronave.

A autorização para o fabrico foi emitida e para garantir os prazos, os russos optaram por instalar inicialmente o motor M22 (menos potente) com apenas 480cv, produzindo depois uma série com motores importados e o restantes com os novos motores já fabricados na URSS.

A produção começou em 1934 na fábrica nr. 19 de Perm.

- 404 unidades foram entregues com o motor M22, fabricado na URSS.
- 59 unidades foram fornecidas com o motor importado directamente dos Estados Unidos da América.
- 270 unidades foram entregues com o motor M25 (versão russa do motor norte-americano).
Fonte:( http://www.areamilitar.net )










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