sexta-feira, 8 de junho de 2012

Soviet SU-100 Tank Destroyer Dragon 1/72

Breve histórico retirado da net.
O Su-100 foi o último veículo caça-tanques baseado no carro de combate T-34.
Quando grandes quantidades de carros de combate T-34 com canhão de 85mm começaram a sair das fábricas de tanques da União Soviética, o caça tanques Su-85 que tinha o mesmo armamento, passou a ser visto como redundante, pois não tinha especial utilidade.
Tendo isso em atenção foi iniciado o estudo da aplicação de um canhão de maior calibre no mesmo casco de T-34.
A somar a este estudo, os soviétidos pretendiam também um veículo anti-tanque que tivesse capacidade para garantir a superioridade táctica no terreno, perante a última geração de tanques e carros de combate alemães que começaram a aparecer na fase final da II Guerra Mundial. A superior qualidade dos canhões alemães continuava a ser um problema para as tripulações de tanques soviéticos e a sua blindagem também.
O Su-100 foi desenvolvido a partir do casco do Su-85, com a substituição do canhão de 85mm por uma nova arma de calibre 100mm modelo D-10S que estava a ser desenvolvido desde 1944 e que foi posteriormente utilizado pelo carro de combate T-55.
O fabrico do Su-100 iniciou-se em Setembro de 1944. O Su-100 foi um dos mais poderosos veículos caça-tanques da II Guerra Mundial, embora tenha entrado ao serviço apenas nos meses finais do conflito. Ele continuou ao serviço na União Soviética até 1957.
Muitos outros continuaram a ser utilizados por países do Pacto de Varsóvia e por países aliados. Várias unidades foram entregues a países do médio oriente, nomeadamente o Egipto, que os utilizou durante o conflito pelo controle do canal do Suez.
 Fonte: ( http://www.areamilitar.net )















2 comentários: